Fotos


Ao longo destes anos de existência da Charola foram muitos os momentos que certamente mereciam uma foto para recordar mas naqueles tempos não eram tão acessíveis como actualmente por isso mesmo não existem muitas.

Por nós partilhamos com gosto todas as que nos chegarem ao conhecimento por isso se alguém tiver mais fotos e as quiser partilhar é só dizer onde estão que iremos buscá-las para as publicar neste espaço.

Sem saudosismo mas com muito boas recordações de todos eles, alguns infelizmente já não estão entre nós, vamos tentar recordar os seus nomes, pedindo desde já desculpa por algum erro ou omissão que agradecemos nos ajudem a corrigir.


Caixa do Menino (Charola)


José Manuel Pires (saxofone), Sabino Torrado (violino), Antonio(?), Isolina Granja e Henrique Guerreiro (acordeões), António Estêvão (clarinete), Francisco Caetano (banjo), Euclides (viola banjo), Francisco (Chico) (viola), José Ferradeira (principiador), António, José Filipe (Barriga) e António(?) (castanholas), Vítor Candinho, António, Custódio Barriga e Francisco Carapucinha (pandeiros).

Sem estarem na foto seguem na frente o João Faustino (principiador), o Carapucinha (filho) (Caixa do Menino) e José Joaquim (porta estandarte).

Também não se vê na imagem mas está presente o João Manuel Ministro (pandeiros), que desde a fundação é o director da charola, passando por ele toda a organização desde o convite aos elementos componentes do grupo, até aos convites onde irão actuar com uma agenda bastante complicada de gerir.

É dia de Ano Novo e como era tradição saiamos logo pela manhã da Casa do Povo, a tocar até à casa do Custódio Faustino, do outro lado da rua, onde éramos recebidos para a primeira actuação do ano.


João Manuel Ministro (director da charola)







José Filipe Barriga (castanholas)

José Ferradeira (principiador/castanholas)

Mocho (caixa do Menino)
Euclides (viola banjo), Francisco Caetano e Pereirinha (banjo) e António Morais (castanholas /principiador)



1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia, eu sou do Brasil e aqui na região as charolas são capelinhas carregadas em andores, dentro delas há uma pequena imagem popular do Sr dos Passos com a cruz. Eram percorridos os pequenos vilarejos, de casa em casa cantando e pedindo doações. Se tiverem algo pra me direcionar nas pesquisas eu agradeço.
Ivani Walendy Ramos
Email: ivaniwalendy@gmail.com

Vocês têm conhecimento da origem dessa nossa tradição? será que em Portugal ou outros locais da Europa também praticavam as celebrações com as charolas do Sr dos Passos?