Quem somos



"Esta Charola e seu canto
Representam com encanto
Uma tradição secular!
E quem estiver a ouvir
Também se pode divertir
Com as vivas que vamos tirar!"

Bem Vindos!

Somos a Charola da Casa do Povo de Conceição de Faro, fundada em 1981, pelo Grupo Cultural e Desportivo da Casa do Povo.

A iniciativa deve-se a José Carlos Fernandes que na altura era o presidente do Grupo, com a ajuda do Eduardo Parreira, organizou a Charola, convidando todos os outros elementos.
Mestre Eduardo, conhecido por "Latas", tocava saxofone e foi o primeiro ensaiador desta Charola da Casa do Povo.

Naturalmente que a Casa do Povo e a sua direcção, acolheu de bom grado esta iniciativa e realizou logo no inicio de 1982, o seu primeiro Festival de Charolas, a decorrer nas suas instalações, com a participação de várias Charolas e a presença de muito publico.
O festival completa a actividade da Charola e tem vindo a acontecer durante todos estes anos da existência da Charola.

Alguns anos depois dá-se a saída de José Carlos, do Grupo Cultural e Desportivo e a Charola passou a ser dirigida por João Manuel Ministro que já estava no grupo desde o inicio e que a tem vindo a organizar, até aos dias de hoje.

Da Charola inicial apenas restam precisamente o João Manuel Ministro, o Carlos Bispo  e o José Amado.
Mercê de várias contingências, o grupo vai-se renovando ao longo dos mais de trinta anos de existência, sem perder a sua identidade original.

Segundo pesquisa efetuada, a Charola, existe na Conceição de Faro há quase um século, tendo alguns dos seus elementos ganho fama de grandes charoleiros e ao mesmo tempo organizadores da antiga Charola de Conceição de Faro, como é o caso do Veiga Norte, José Gago e Alfredo Barão.

No inicio com algumas paragens mas desde que está sob a bandeira da Casa do Povo mantêm-se em actividade há mais de trinta anos consecutivos.

Na Conceição de Faro, para além da Charola da Conceição, formou-se uma Charola no Chelote que também teve a sua fama. No entanto raramente as Charolas saiam no mesmo ano ou seja quando saia a da Conceição não saia a do Chelote e quando saia a do Chelote não saia a da Conceição.

Desde que se conhece a existência da Charola na Conceição de Faro, já passaram pelo menos quatro gerações de charoleiros, avós, filhos, netos e bisnetos, num ritual tradicional que se vai transmitindo de geração em geração.

O grupo está mais uma vez pronto, para no inicio do ano levar esta tradição a todos os locais habituais, cantando ao menino e dando vivas com saudações e votos de bom Ano Novo, para todos.